Trilobite “gigante” encontrada
em Mação
Uma nova espécie de trilobites foi encontrada em Chão de
Lopes, Mação, uma descoberta científica de relevância internacional com 445
milhões de anos, anunciou um dos responsáveis pelo achado paleontológico.
Em declarações à Agência Lusa, Artur Sá, do Departamento de
Geologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) não escondeu a
sua euforia ao revelar a descoberta de uma “espécie nova” de trilobites – “uma trilobite gigante para este género da espécie panderiae” -,
com um tamanho “cinco vezes
superior às até hoje conhecidas cientificamente” a nível mundial.
“Apesar dos seus cinco centímetros,
esta é uma espécie gigante para este género de trilobites, que são
milimétricas, quando muito atingem o centímetro”, e assegurado pela equipa
que coordenou o achado a “um
nível fossilífero único” na Península Ibérica.
Fonte: http://www.cienciahoje.pt
A minha Reflexão:
ResponderEliminarA Trilobite foi um animal que já viveu no planeta Terra num ambiente marinho, e são pequenos artrópodes característicos do Paleozóico. Estas poderiam chegar as 80cm de comprimento, as descobertas em Mação são vezes maiores que as conhecidas ate ao dia de hoje.